domingo, 20 de outubro de 2013

A Bélgica?! Mas porquê a Bélgica?!

(ou como uma decisão aos 15 anos pode mudar a nossa vida)


Aos 15 anos decidi fazer um programa de intercâmbio da YFU, só para adiar um ano a escolha da minha área de estudos. Escolhi ir para Inglaterra, fui parar à Bélgica. Queria melhorar o meu inglês, acabei por aprender francês. A família de acolhimento perfeita, escolhida pela organização, afinal era completamente doida. Mudei-me para casa de uma família com 5 filhos para quem fazia babysitting, que vivia numa aldeia longe de tudo, a braços com o desemprego. Considero-os como a minha família, são os meus “pais” e “irmãos” belgas. Nunca perdemos contacto, passei muitas férias na Bélgica. Hoje, são “avós” e “tios” dos meus filhos. São a minha rede de apoio aqui. Para quem emigra sozinha com duas crianças é importante saber que, caso aconteça alguma coisa, há quem assegure os serviços mínimos de manutenção.

Por isso, quando decidi partir, a escolha pareceu-me lógica. A Bélgica fica apenas a 2500 km de Portugal, podia vir de carro. Fica no coração da Europa e oferece uma visão cosmopolita do mundo, como sempre sonhei dar aos miúdos. Se não arranjasse trabalho na região de Liège, em pouco mais de uma hora estava em França, na Holanda, na Alemanha ou no Luxemburgo, abrindo assim o leque de hipóteses. É um país onde quem domina quatro línguas podia facilmente arranjar emprego, com leis de protecção à família bastante boas. Para além de ser um país onde ainda se ganha bem, tendo em conta o panorama europeu, e que não tem os problemas sociais da França.

[Claro que tudo isto acabou por se revelar bem mais complicado do que inicialmente supus, mas isso é outra história…]

Sem comentários:

Enviar um comentário