terça-feira, 5 de abril de 2016

Crónicas do "plat pays" – Bruges

(onde a visita exterior acaba por invadir o interior)



A seguir a Bruxelas, Bruges é provavelmente a cidade mais conhecida da Bélgica. É famosa por ser a “Veneza do Norte”. Nunca estive em Veneza e, a bem dizer da verdade, não morro de curiosidade. As cidadezinhas italianas fora dos circuitos banais que visitei deixaram-me apaixonada. Detesto sítios apinhados de turistas, que contaminam tudo de artificialidade. E de longas filas de espera. Bruges, pelo contrário, soube manter a autenticidade. Nunca me canso de passear pelas ruelas com vista para os canais e de admirar as casas com telhados aos quadradinhos. Descubro sempre qualquer coisa que me tinha escapado nas visitas anteriores. Desta vez foi um restaurante todo decorado com relógios, onde estive sempre à espera de ver aparecer o coelho da Alice. Inaugurámos satisfeitos a época do prato nacional: “moules et frites”.
A vantagem de revisitar cidades que conhecemos bem é que já percorremos as capelinhas todas. Podemos dar-nos ao luxo de “perder tempo”. De fazer programas alternativos. Decidimos ir ver uma exposição de Dalí. Na bilheteira, perguntaram-nos se queríamos o bilhete combinado para vermos igualmente a exposição de Picasso. Respondi que sim sem grande convicção. Parecia-me demasiada sorte apanhar duas boas exposições de pintura de uma só vez. De qualquer modo, a minha táctica na Flandres consiste em fazer sorrisos rasgados quando falam comigo, acenando entusiasticamente. Posso não perceber nada do que me dizem (e como o meu Belga fala flamengo, partem sempre do pressuposto que eu também falo…), mas ninguém me pode acusar de falta de simpatia. Saiu-nos a sorte grande. Há muito tempo que não via duas exposições de pintura tão fantásticas. A de Dalí parecia mesmo ter sido feita à minha medida. Tinha várias séries de quadros menos conhecidos inspirados em diversas obras literárias. Inúmeros trabalhos de ilustração, de gravuras… E lá estava a Alice, claro.
De repente, não sei explicar. Senti um tumulto de ideias, de memórias, de emoções. Senti umas saudades surdas de estudar. De aprender. De investigar. Pela primeira vez, desejei ardentemente que o tempo passe depressa. Quero ver-me livre de filhos. Ou melhor, quero ver-me livre da obrigação de educar e sustentar filhos. Fiz as contas por alto. Fiz as contas depressa. Talvez quando o Vasco entrar para o secundário – são só mais dois anos, o 5º e o 6º – eu consiga finalmente inscrever-me no doutoramento. Há anos que sonho com isso, mas agora tornou-se uma necessidade premente.
Uma pessoa vive os dias dividida entre três trabalhos e três homens (mais um cão). Não me limito a fazê-lo por obrigação. Ponho a minha alma toda nisso. Cuido da mais pequena necessidade de qualquer um deles com esmero e amor sinceros. Só que o tempo não dá para tudo. O tempo dos minutos, das horas e dos dias talvez até desse. O tempo-espaço da minha cabeça é que não dá mesmo. Os trabalhos e os homens ocupam a minha disponibilidade de espírito por inteiro. O pouco que sobeja é para ser tratar de ser feliz e não me voltar a perder no meio disso tudo.
Mas em Bruges, no meio daquela beleza inebriante, a aproveitar um tempo de ócio raríssimo, detestei-os a todos um bocadinho. Porque me roubam de mim. Afinal, a minha primeira descoberta inesperada desta visita faz todo o sentido: relógios infinitos.


 
 












 
 

2 comentários:

  1. Adorei Bruges, ainda por cima apanhei um dia de sol e boa temperatura! E também já apanhei 2 exposições De Picasso e Dali no Museu Rainha Sofia, em Madrid, é uma grande oportunidade, até porque muitas das obras não pertenciam ao museu, eram exposições temporárias. Desejo que concretize esses projetos que lhe andam a bailar na cabeça e que não venha a ser "apanhada" pelo síndrome do ninho vazio, eu cá não tive mas a saída da minha filha aconteceu mais tarde do que acontece aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso jurar, mas cheira-me que o "ninho vazio" me vai encher de satisfação, Mariana... Quer dizer, se os passarinhos vierem visitar-me de vez em quando. ;)

      Eliminar