terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Uma Família Inglesa

(notas soltas sobre um Natal inusitado em terras de Sua Majestade)


 
Esperar que as aulas acabem à porta da escola dos miúdos. Descobrir mais um aeroporto – o do Luxemburgo – a pouco mais de uma hora daqui. Pequenino, com estacionamento gratuito perto, como se fossemos só ali à esquina apanhar o comboio. Rumar a Inglaterra, com as malas cheias de prendas e borboletas na barriga. Porque viajar é isso mesmo.

Matar saudades. Da família inglesa, claro. E ver o mar, ouvir o bater das ondas. Sem tempo para grandes passeios, o importante é estar com a família. Mesmo assim, revisitar Londres pela enésima vez. Ver o encanto do Vasco pelas múmias do British Museum, pelas experiências e os simuladores de voo do Science Museum, pelos dinossauros do Natural History Museum. Perceber que o Diogo já vive a viagem de outra maneira, mais adulta. A ver as vistas através da lente do iPod e a trocar impressões com os amigos no Facebook. Porque crescer é isso mesmo.

Comer… muito e bem. Um pequeno-almoço inglês, feito a rigor pelo uncle John. E fish and chips. Matar saudades de bacalhau, bolo-rei, broas, queijo da Serra e outras iguarias portuguesas, graças ao engenho da tia Clarisse e das minhas primas. Sermos mimados, tanto, tanto, tanto! Porque a família é isso mesmo.

E, de repente, uma troca de sms estranha… e descobrir que o meu amor está ali mesmo. No meio de uma noite de tempestade, naquela vila à beira-mar. Que atravessou a Europa de avião, de comboio, de autocarro, só para passar o Natal connosco. Porque o amor é isso mesmo.

Receber prendas de Natal perfeitas. Escolhidas a dedo a pensar em nós. Um violino preto para o Vasco, igualzinho ao do Darth Vader e um novo trompete para o Diogo, da prima Claire. Coisas exóticas que a prima Alison trouxe da Nova Zelândia. E uma máquina fotográfica para mim! Uma mala, linda, que vi de fugida do autocarro e que a melhor tia do mundo foi à procura na véspera de Natal. Porque o Natal é isso mesmo.
 







[ Agora, os miúdos estão em Portugal. E nós vamos à aventura, namorar. Fazer planos, sonhar alto... a condizer com este ano novinho em folha, que vamos estrear juntos. ]

2 comentários:

  1. Daqui deste país, longe de todos esses bocadinhos da Europa tão fáceis de atingir, desejo-lhe um 2014 com muito amor, muitos risos, bom trabalho...e algumas peripécias que nos fazem participar um pouco na vossa vida...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Mariana! Desejo-lhe um excelente 2014, uma página em branco repleta de novos sonhos... :)

    ResponderEliminar