segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Grande Fogo de Malempré

(mais conhecido entre nós por “Le Grand Feu”)


 
Na sexta-feira passada, celebrou-se em Malempré o tão ansiado “Grand Feu”. Tão ansiado que foi mesmo festejado antes da data convencional, na semana do Carnaval. Mas, quando a malta é festeira, a data é de somenos importância.

Enquanto a Europa se debate com as forças da Natureza, na Bélgica tem estado um tempo anormalmente ameno para esta época. Ou seja, ainda não estamos completamente soterrados na neve, como de costume. Por isso, antes que o Inverno a sério se faça sentir, aqui em Malempré decidimos enterrá-lo já. Porque esse é o objectivo do “Grand Feu”: enterrar o Inverno.

No final do dia, Malempré em peso juntou-se num campo ao lado da sala de festas da aldeia e queimou uma bruxa num grande fogo. Obviamente a bruxa era uma boneca, mas no meio das chamas parecia estranhamente real. Depois, enquanto o fogo crepitava, celebrámos o final do Inverno. A sala de festas foi animada por um DJ muitoooo profissional. Com direito a bola de discoteca, luzes psicadélicas e fumarada. Os miúdos estavam mascarados e fez-se uma espécie de baile de máscaras. Os adultos aproveitaram para jantar (frites, pois claro!) e pôr a conversa em dia.

No ano passado, o resultado do "Grand Feu" não foi o esperado: nevou até ao final de Maio. Espero que desta vez, seja bem melhor…
 
 
[ De qualquer modo, este ano a festa estava a cargo da escola. Os miúdos encarregaram-se da decoração. Os pais dividiram as diversas tarefas entre si: organização, compras, bar, cozinha, limpezas, etc. É cansativo, mas o lucro obtido reverte todo para passeios, teatros, exposições e cinemas pelos quais só teremos de pagar uma quantia simbólica. Educação comunitária no seu melhor. ]



 



Sem comentários:

Enviar um comentário