quarta-feira, 14 de maio de 2014

Obrigada!

(onde se faz um breve agradecimento tardio porque sou uma distraída)


A minha vida tem andado meia complicada nestes últimos tempos. E não tenho consigo aqui vir tanto quanto gostaria. Mas a verdade é que adoro os momentos que passo à noite a escrever neste blog. Normalmente é mais de madrugada, mas pronto…

Aos poucos, fui criando uma rotina em que perco (ganho) umas horas a escrever, enquanto reflicto sobre o que se vai passando nas nossas vidas. É assim uma espécie de conversa de mim para mim, um pensamento em voz alta. Que depois vocês são convidados a ler.

O tempo passou sem que me desse conta. Este blog já tem seis meses. Teve mais de dez mil visualizações. Não sei se é muito ou pouco. Para mim é o suficiente para continuar. Quer dizer que a nossa aventura toca mais alguém. Quer dizer que os meus pensamentos ecoam na vida de mais alguém.

Obrigada a todos por me fazerem sentir que não estou tão sozinha como parece. Que esta nova vida que estou a construir, dois passos para a frente e um para trás, faz sentido para mais alguém.

8 comentários:

  1. Como já disse algures por aqui, eu já não passo sem acompanhar os passos de uma família de quem gosto à distância...E o produto de uma hora de trabalho neste blogue vale muito!

    ResponderEliminar
  2. No geral, penso que valeu a pena, principalmente se te levou a perceber que a tua vocação é escrever e, eventualmente, ensinar na tua área de especialidade. O estilo é na maior parte dos casos muito interessante. Quanto ao conteúdo, tenho as minhas dúvidas relativamente a alguns posts.
    Dito isto, acho que devias deixar este Blog para uma escrita ocasional (digamos, uma vez por mês, ou mesmo só quando houver algo de muito interessante - como o casamento, por exemplo) e dedicares o pouco tempo livre a fazeres quatro coisas, por esta ordem:
    1) Reveres e, ao mesmo tempo traduzires para francês, a tua dissertação de mestrado, por forma a adequá-la ao grande público, mas sem perder completamente o teor académico - quer "o leitor infantil", quer o Pooh podem interessar ambos os públicos;
    2) Reveres e traduzires para francês coisas que tens escritas ou podes escrever no domínio da "literatura infantil";
    3) Enviares cópias de parte desse material para Universidades francófonas (e não só) onde existam departamentos de literatura que pareçam dar (ou possam vir a dar) atenção ao "leitor infantil";
    4) Procurares (a sério) editoras francófonas que se possam interessar por esse material!
    E, dito isto, farás o que quiseres, bem entendido. Até porque sei há décadas que quem é teimoso raramente segue conselhos, mesmo que correctos.
    A ponto de eu nem me ter pronunciado face a decisões vitais e potencialmente catastróficas (achava eu). Mas há gente que tem mesmo de bater com as trombas na parede muitas vezes, ou cair do cavalo muitas vezes, antes de perceber :-(
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Só um detalhe: terás visto que nem mencionei Portugal. Esquece que há editoras em Portugal. Depois do um livro ser publicado em francês e traduzido para inglês logo aparecem imensas editoras brasileiras a quererem publicar em português (o deles, é claro, mas que importa isso?)

    ResponderEliminar
  4. Amigo imaginário, não escrevas ocasionalmente.... escreve sempre, porque mesmo que o conteúdo seja "duvidoso", o estilo é sempre delicioso.

    ResponderEliminar
  5. Mais alguns comentários:

    Eu disse: " (...) se te levou a perceber que a tua vocação é escrever". Em verdade a tua vocação não é "escrever"; é "contar histórias, usando palavras". A escrita é uma das formas de fazer isso. Mas eu percebi isso ainda tu não sabias escrever... Portanto...

    E gabzia escreveu: "Amigo imaginário, não escrevas ocasionalmente.... escreve sempre". Ora eu concordo com isto: "escreve sempre!" (acho mesmo que devias criar uma disciplina de escreveres todos os dias); não precisa é de ser sempre no Blog. Há outros meios (por exemplo, livros) que pode parecer que dão menos prazer imediato ao leitor, mas lhe podem dar mais prazer a médio prazo ;-)
    No menu do Restaurante Antoine, de Nova Orleães, constava em tempos esta advertência inicial (fonte: Frederick Brooks): "Good cooking takes time. If you are made to wait, it is to serve you better, and to please you" .
    Bom, e nem vale a pena falar do Proust. Mas também não é preciso exagerar e começar logo com um livro em 8 volumes e deixar metade para edição póstuma...

    Segue as instruções e, se queres(m) eu acrescento uma quinta. E fica:

    5) [nota: 5) e não 1)] Procurar um editor para um livro criado a partir do blog, seleccionar os textos a incluir, escrever outros novos e fazer o livro.
    Com a mesma indicação: esquece que existe Portugal. Procura editores no Brasil. Ou, se queres regressar às origens, edita em Angola. Não há nada que seja mais adequado para atrair "novos ricos" que as desventuras da pobreza dos (descendentes dos) seus antigos colonizadores...

    ResponderEliminar
  6. Fica mais um bocadinho sim, que é um prazer passar por cá!

    ResponderEliminar
  7. Este Artur saiu-me um bom maluco! ;)

    Obrigada pelo apoio, malta amiga imaginária! :)

    ResponderEliminar
  8. "Este Artur saiu-me um bom maluco! ;)"

    Então isso diz-se?

    Mas não serei quem discorde de ti, ó autora imaginária ;-)

    ResponderEliminar