quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dia bom

(que de uma assentada só compensa tudo o resto)


Dia de ataques de riso. Começou de madrugada, a jantar na companhia de mis alumnos. Apareceram quase todos para a entrega dos diplomas. Bem vestidos e orgulhosos. Com mulheres, maridos, filhos. Um deles levou um espanhol “verdadeiro”, como me confidenciou sorridente. O diabo do homem tinha uma pronúncia estranha e não dizia os “ss”. Acho que o problema se devia mais à falta de dentes, do que pelo facto de vir da Andaluzia. Fosse como fosse, animou a noite e provocou gargalhadas. 

Dia de folga. Com o meu amor a ir levar a coisa pequena à escola para me deixar dormir mais um bocadinho. Mimos que me continuam a parecer estranhos e que ainda tenho relutância em aceitar. E eu lá em cima, a dormitar e a ouvi-los rir, cúmplices. Entregues a conversas só deles sobre piratas e heróis mitológicos e animais assustadores. 

Dia de entrega do boletim do Vasco. Excelentes notas e um menino tão humilde. Feliz. Seguiu-se um piquenique no parque, ao sol. E a apresentação de final do ano do Coro na Académie. Há poucas coisas que me emocionem tanto como ouvir o meu filho pequeno cantar e dançar. Há poucas coisas que me emocionem tanto como ver um sorriso de orgulho estampado na cara do meu amor, que o seguia com atenção. Com emoção. Que sabia as letras todas de cor. 

Dia de discussão e de pazes. Dia inútil de férias de um adolescente que se tornou rezingão e malcriado e indolente. Dia exasperante de férias de um adolescente que ora grita quando se enerva, ora chora quando é chamado à atenção. Dia de uma conversa interessante, em que percebo mais uma vez que as dores de crescimento não são apenas físicas. E que ainda há espaço e necessidade de mimo de mãe.

Dia de um anjo da guarda. Um empregado solícito da Belgacom que decidiu, por sua própria iniciativa, vir cá a casa resolver finalmente o problema da internet. Que sabe-se lá como desencantou a tomada maléfica na cave e a arranjou. E ainda me ofereceu quilómetros de cabos, para finalmente ligarmos a internet sem termos fios a atravessarem a sala e a enrolarem-se nas patas do D. Fuas.

Dia de bolo de chocolate fondant com chantilly para o menino do coro mais terrível do mundo. Que arrancou um sorriso ao adolescente comilão. Que fez o meu amor surripiar comida às escondidas na cozinha como um miúdo traquinas. Que me encheu o coração.
 
Dia simples. Dia bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário