sexta-feira, 6 de junho de 2014

Em mudanças!

(e com um exame de violino pelo meio...)



Esta semana, mudámos finalmente de casa! Sendo que chegámos à Bélgica apenas com o que cabia no meu boguinhas, há ano e meio atrás, pergunto-me como raio é que entretanto as nossas tralhas se multiplicaram exponencialmente… Perdi a conta às viagens que tivemos de fazer entre Malempré e Vielsalm na carrinha de mudanças que alugámos, no Jipe da minha “mãe” belga com o atrelado e no meu Twingo. Caixotes, caixas e caixinhas. Sacões, sacos e saquinhos. Móveis montados, desmontados e ainda por montar. E brinquedos. Toneladas de brinquedos.

Têm sido uns dias estafantes e ainda estamos a viver no meio do caos. À cata de meias limpas para calçar no dia seguinte. Com pacotes de lenços de papel a substituir o papel higiénico na casa de banho. Com uma única chávena de café que usamos à vez. Com duas toalhas de banho e uma escova de dentes. A rezar para que o bom tempo perdure, porque os casacos desapareceram para parte incerta. E saco com o calçado também ainda não deu sinal de vida.

Cada um tem as suas prioridades: o Vasco não descansou enquanto não pôs o vaso com a sua rosa no parapeito da janela do novo quarto; o Diogo procura desesperado os cabos dos seus mil e um aparelhos electrónicos; o meu amor não larga o portátil com medo de o ver desaparecer no meio da montanha instável de coisas que ainda estão por arrumar; D. Fuas tenta passar despercebido para poder experimentar todas as almofadas espalhadas pelo chão da casa. Eu... eu fiquei feliz por encontrar o saco das echarpes, para disfarçar o facto de andar com a mesma roupa há quase uma semana.

Não temos net, mas temos luz. Ainda não vieram encher a cisterna de gaz para a água quente, mas milagrosamente temos televisão por cabo. Não temos os tachos à mão, mas temos uma churrasqueira mesmo à porta de casa. Aos poucos isto vai. Ainda não sei muito bem como, mas isto há-de ir tudo ao sítio um dia destes...

 
[ Entretanto, o Vasco fez o seu primeiro exame de violino na Academia. Como era o mais pequenino, foi logo o primeiro. Perguntaram-lhe a idade. Disse que tinha 7 anos. 7 anos e 3/4, para ser mais exacto. Que estava quase a fazer 8. Em Novembro. No final de Novembro. Já faltava pouco, portanto. Depois, perguntaram-lhe se estava nervoso. E ele aproveitou para dizer que tinha mudado de casa, que tinha ido viver para Vielsalm, numa casa muito grande, com jardim, que não tinha conseguido estudar porque andava a viver no meio de caixotes há semanas, que só tinha aquele par de ténis, que os CD’s para poder tocar acompanhado ainda não tinham aparecido, os casacos também não, mas que eu tinha revirado a casa para encontrar o corta-unhas para ele ter umas mãos apresentáveis… enfim, acho que as desculpas demoraram mais do que o exame propriamente dito. Teve 80% e foi muito aplaudido. Desconfio que foi mais pela eloquência do que pela música… ]

2 comentários:

  1. Espero que consigas resolver isso dos caixotes numa semana. Mas o teu/vosso limite é um mês! Que eu não quero ir à Bélgica e ainda ver caixotes! (já me bastam os meus...). Mas cuidado com a tendinite...

    Quanto à coisa pequena, saber música até pode ajudar, mas acho que não é por aí... Eu sempre disse, mas ninguém me liga (e fazem bem ;-) que, quando for grande, ele vai ser é palhaço !

    Não precisa de ser no circo. Olha que, na penúria do actual humorismo em Portugal, quando o humorismo tanta falta faria por cá (em particular o humorismo corrosivo de qualidade), alguém que possa ser o Solnado ou o Villaret do futuro, até fazia muita falta... Faz pesquisas por "Villaret Youtube" e "Solnado Youtube" que encontras montes de material engraçado para ele ver.

    Ah e escolhe uma escola onde haja teatro como opcional, como fez o Diogo.

    (E, a propósito do Villaret, já viste se ele gosta de poesia? Experimenta ! Em francês sugiro que comeces pelo Prévert. E em português pelo quase desconhecido Reinaldo Ferreira (está quase tudo na Net) ou pelo Gedeão... Ou deixa para quando eu chegar...

    ResponderEliminar
  2. Sim, vou deixar isso tudo para quando chegares... caixotes incluídos! :)

    ResponderEliminar