segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Um agradecimento sentido

(onde se aproveita também para fazer um rápido rewind

do ano que passou)


O Amigo Imaginário celebrou um ano de existência. Aproximamo-nos das 25 mil visualizações. Continuo surpreendida com o facto de um blog familiar ser lido por tanta gente por esse mundo fora. Esta foi sem dúvida a maior surpresa que o Amigo Imaginário me trouxe. Comecei a escrever sem grandes expectativas, apenas para a família e amigos que ficaram em Portugal. Para o meu amor, que estava a viver em Itália. E para mim, que me sentia muito sozinha. Para organizar ideias. Para memória futura dos meus filhos, que embarcaram comigo nesta aventura de viver 2500 quilómetros a Norte. Sempre pensei que só iria passar por aqui gente amiga. Sei quem me lê no Reino Unido (kisses, family!), na Alemanha (beijinho, Rui!) e em França (bisous, Carla!). Ou lá longe, no Canadá (beijo grande, Christine!). Eu até sei quem me leu este Verão em Cabo Verde (só não mando beijos, que não sou cínica). Mas não faço ideia nenhuma de quem me lê na Europa do Leste ou nas terras longínquas do Oriente. No Brasil. Nos Estados Unidos. Não sei quem são, mas agradeço de coração. Este foi um ano de grandes transformações e fico profundamente comovida por tanta gente nos ter seguido de longe. Espero que a nossa história toque mais alguém. Que faça pensar no fenómeno da emigração sob outro ângulo. Que sirva para mostrar os locais bonitos que vamos descobrindo. Que faça acreditar que os novos recomeços são sempre possíveis. Mesmo que tenhamos medo...

Neste ano que passou, aprendemos a viver com saudades do meu amor, entre reencontros fugazes e despedidas tristes. Ganhei a guarda dos meus filhos, perdi a pensão de alimentos. Comprei uma guerra. Comecei a dar aulas à noite, num horário reduzido. Aprendemos a viver com menos. Vi os meus filhos crescerem. O Vasco partiu um pé, mas não perdeu a alegria. Fomos visitar o tio Rui a Frankfurt. Alimentei um amor por correspondência. O Diogo adolesceu de repente. Recebemos o melhor presente de Natal da família inglesa. O meu amor apareceu de surpresa em Seaford no meio de uma tempestade. O Vasco teve a sua primeira doença e apanhámos um susto. Arranjei um novo emprego que me impõe novos desafios diariamente. Tivemos que reajustar horários. Conheci novas pessoas. Viajámos muito. Andei a galope com o Diogo nos bosques. Fomos a Portugal no Carnaval, mas o tempo passou demasiado depressa. O nosso jardim zoológico cresceu. Fui confrontada com um medo crónico ao descobrir uns problemas de saúde. Fiz muitos exames, tomei muitos medicamentos. Pedi tréguas e sofri nova investida. O Diogo anunciou que quer regressar a Portugal. Senti-me afundar. O meu amor estendeu-me a mão. Regressou de Itália para ficar connosco. Mudámos de casa e iniciámos uma nova vida a quatro. Prestámos depoimento na Polícia. O meu pai e a mulher passaram o Verão connosco e ganhei ao King. Plantámos uma macieira no quintal. Fiz amigos. Recebemos a minha madrasta e fizemos um piquenique no lago. As vizinhas elogiaram os dotes musicais dos meus filhos. Fui tia, mas ainda não conheço o meu sobrinho. Começou mais um ano escolar. O Vasco mudou de escola e fez muitos amigos. Criámos novas rotinas. O meu amor impôs regras. Vou ter outro sobrinho, a quatro horas de distância de mim a quem tenciono dar muito mimo. Deram-me os parabéns por o Vasco não ter vergonha de andar no ballet, senti um orgulho imenso. Li mais livros, ouvi novas músicas, revi séries, fui muitas vezes ao cinema. Aprendi a aceitar que já não estou sozinha, que agora somos dois a educar os rapazes. E escrevi, escrevi muito.

 [ Nós, há um ano atrás. Eles cresceram. Nós também, não é estranho? ]



[ "Chega aonde tu quiseres, mas goza bem a tua rota" ]

4 comentários:

  1. Um ano muito preenchido sem dúvida!

    Beijinhos do cantinho sul de Portugal :)

    ResponderEliminar
  2. Quer saber quem é uma das suas seguidoras mais fiéis? Eu apresento-me: moro nos arredores de Lisboa, sou casada, tenho uma filha que já vive na casa dela ( é veterinária, trabalha com éguas e vacas...), fui professora de Inglês por mais de 30 e tal anos, principalmente em zonas problemáticas e adoro viajar ( faço-o desde muito nova, quando as meninas da altura ainda não o faziam). E admiro-a muito, é uma GRANDE mulher!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por partilhares a tua viagem connosco :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada eu, meninas, pelo carinho e pelas visitas (e pela partilha, Mariana B.).
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar