sexta-feira, 4 de março de 2016

Quatro vantagens

(porque o desespero é grande

e ainda não se vislumbra uma luz ao fundo do túnel)



Embora este Inverno não tenha nada a ver com o horror de 2012, também não se pode dizer que esteja a ser clemente. Longe disso. Acho que, nos dois últimos anos, ficámos foi mal-habituados. Quer dizer, o problema é que a memória é curta e tem tendência para acreditar naquilo que mais lhe convém. Neste caso concreto, que talvez o tal do aquecimento global tivesse decidido começar aqui, pelas gélidas Ardenas. Mas, não, a inexplicada trégua parece ter terminado. De modos que voltámos às temperaturas invernais obscenamente baixas. Corriqueiramente baixas.
Eu – que me desloco no eixo das zonas mais frias desta terra fria – já começo a desesperar. É difícil acreditar que um país tão pequeno possa ter uma amplitude térmica tão grande. E ainda é mais difícil acreditar que eu tenha tido o azar de assentar arraiais na zona piorzinha. Diz que ali mesmo ao lado, em Liège, chuvisca. Em Verviers, onde trabalho, neva. Na Baraque, pertinho de nossa casa, as pistas de ski estão abertas. Toda uma alegria.
A modos que me pus a pensar nas vantagens disto. Tem de haver alguma, mesmo que remota. Depois de muito lembrar, ocorreram-me quatro:
1) Contrariamente à chuva, a neve não molha. Basta sacudir a roupa, quando se chega a casa. Contrariamente ao gelo, a neve não magoa o rabo. Também não escorrega tanto. Pensado bem, talvez seja um bocadinho mais humilhante cair num monte de neve…
2) Posso aproveitar a minha hora de almoço para ir às compras, no supermercado. Inclusivamente para comprar carne e peixe. Principalmente, congelados. O meu porta-bagagens transformou-se numa arca frigorífica móvel, altamente eficiente em termos energéticos (esta pode ser considerada a vantagem 2,5).
3) Os refugiados do sexo masculino, por bandas, também andam com uma espécie de burca. Por entre mil camadas de agasalhos, só se lhes vêem os olhos. O karma da liberdade feminina funciona com temperaturas negativas, portanto.
4) A neve permite tirar fotografias bonitas. O que é uma triste recompensa, quando se volta de um breve passeio com os olhos congelados, mas é melhor que nada.
 

2 comentários:

  1. Posso sugerir uma quinta? A luz. A neve reflecte a luz. O chuva, que deixa o chão cheio de poças, não.
    Sei que a neve também empapa e chateia mas preferia os meus Invernos com neve aos de chuva. Beijinhos em directo da Primavera que já desponta por aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quinta vantagem aceite, Gralha! O reflexo da luz na neve é lindíssimo. Principalmente, se for o reflexo do luar. Quanto aos teus beijinhos primaveris, podes ficar com eles! :p

      Eliminar