segunda-feira, 14 de março de 2016

Renascer

(porque embora saibamos que é tudo cíclico,

nem sempre é fácil esperar que a roda volte a girar)



Ainda está bastante frio. A terra fica coberta por um manto gelado, à noite. Mas durante o dia o milagre dá-se. Já cheira a Primavera. As “perce-neige” anunciam o fim do Inverno. Finalmente. São as primeiras flores a nascer, no meio da neve. Acho que em português se chamam campânulas brancas de inverno. Tornaram-se as minhas flores preferidas, delicadas e resistentes. A Primavera tornou-se a minha estação preferida. Parece um filme da Disney. Assiste-se a um renascimento como nunca vi em mais lado nenhum. O sol, aqui, tem outro valor. Em breve, as fachadas das casas vão encher-se de flores. E as pessoas tornam-se mais risonhas. Vive-se uma espécie de euforia colectiva, que assinala o fim do Inverno. Dentro e fora de portas. No nosso corpo também. Às vezes, quase sinto que vale a pena passar por meses tão escuros e frios só para sentir esta alegria, com a chegada dos primeiros raios de sol.
Este fim-de-semana foi assim, mágico. Fomos passear, numa reserva de borboletas. No lago, os cisnes acompanharam-nos durante todo o percurso. Os miúdos voltaram a brincar no quintal, após meses ao abandono. O meu amor jogou à bola com o filho pequeno, enquanto o Diogo e eu ríamos à gargalhada escondidos. No badminton, safaram-se melhor. E no arco e flechas. O coelho voltou a correr no jardim. Filho grande passou horas a ler na rede. Começámos a fazer planos para os próximos trabalhos. É desta que restauramos a estufa e construímos um galinheiro. Para mim – rapariga de Benfica – este quintal ainda me parece um sonho. Para já, temos de pôr mais umas vedações. D. Fuas Roupinho descobriu uma nova maneira de se escapulir para os telhados vizinhos para perseguir os gatos. Mas, quando não está a montar a guarda, corre em círculos pelo quintal, numa alegria pateta que só os cães sabem ter. O Inverno pesou-nos a todos, aqui, em casa. Agora, renascemos.

 





 

5 comentários:

  1. Apetece dizer..."Gracias a la vida"! Mas aqui foi sol de poucos dias, já voltou o céu mais cinzento e a temperatura a pedir mais um casaquinho...E como se descobre que a temperatura está a baixar? A nossa gata chegou a meio da noite para se enroscar nas nossas pernas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre achei os gatos umas criaturas muito interesseiras... ;)

      Eliminar
    2. Mas muito espertos...e com uma memória invejável!

      Eliminar