quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Modernices

(onde se vê um filho pequeno a léguas da sua zona de conforto)


Coisa pequena anda dividida. A professora de ballet está de baixa prolongada e foi substituída por um professor de outra academia. O facto de, pela primeira vez, ter aulas com um homem foi muitíssimo bem acolhida. Há quatro anos que o Vasco anda imerso num universo exclusivamente feminino sem direito a contraditório. O problema é que este professor é um apaixonado por dança contemporânea. E a nossa coisa pequena detesta dança moderna. No 4.º ano era suposto complementar a formação clássica com aulas de dança jazz obrigatórias, mas conseguiu escapar com a desculpa de que mora longe e está no último ano de solfejo e tem as aulas de violino e o conjunto de cordas… Não sei bem como, lá arranjou maneira de dar a volta à professora. Ela ainda tentou convencê-lo a ir para o sapateado que tem uns horários mais flexíveis, mas o Vasco fez um ar de vómito tão realista que a senhora não insistiu. E assim andava coisa pequena, feliz da vida com o seu estatuto de excepção de apenas 2 horas de dança clássica semanais.

Até que apareceu o Monsieur Dumont a estragar literalmente o esquema todo. Acabou-se a música clássica. As coreografias, agora, são modernas. Filho pequeno tem aguentado estoicamente, pois anda encantado com o professor. E porque deixou de fazer o treino intenso no solo, que o deixava estafado. Parece que estas aulas têm a vantagem de serem um pouco mais ligeiras. Mas o drama deu-se quando o professor se lembrou de fazer uma pequenina demonstração para os pais, no final do 1.º período. Só para mostrar o que andaram a fazer, em Dezembro. Avisou que os últimos passos só tinham sido ensaiados no início daquela aula e que o objectivo não era apresentar uma coreografia perfeita. Mas nós, que estamos proibidos de assistir e apenas vemos o espectáculo bienal, ficámos contentíssimos. Dez minutos antes do fim da aula, já estávamos todos à porta. Para piorar as coisas, diz que fiquei demasiado perto e que me pus a filmar. Coisa pequena estava zangada comigo. E muito pouco à-vontade. Mas eu ia lá perder uma oportunidade destas…


(... e ainda bem, porque o Vasco está farto de me pedir para ver o vídeo. Não é para defender a coisa pequena - apesar de adorar este meu filho, não sou cega ao ponto de achar que é o próximo Nureyev - mas ele é dos poucos que estava a seguir o tempo. O irmão fartou-se de gozar e diz que não consegue ouvir o professor a dizer repetidamente "lentement"... Eu estava lá e ouvi. No entanto, para quem conhece bem o Vasco, a piada deste vídeo é precisamente a vergonha que é tãoooooo rara nele!)

Sem comentários:

Enviar um comentário