terça-feira, 22 de outubro de 2013

Esperem, esperem! Voltando um bocadinho atrás…

(onde se apresenta os protagonistas desta aventura)

 
Eu sou uma espécie de amálgama entre uma prestadora de serviços e uma gestora de tarefas. Tenho uma licenciatura em economia doméstica, mestrado em gestão de conflitos e doutoramento em life coaching. Quando nada disto resulta, mando dois berros. Sou a pessoa que alimenta as feras, trata da roupa (no caso do Vasco é, sobretudo, cosê-la), limpa a barraca, conduz o imaginário-móbil, ajuda a fazer trabalhos de casa, distribui ralhetes e castigos e beijinhos (nem sempre em proporções equitativas). Nos tempos livres, sou professora de línguas e tradutora. Tem dias em que chego a falar quatro línguas e acho que vou dar em doida. Portanto, a minha maior proeza é conseguir manter a sanidade mental. Pronto, alguma sanidade mental. Vá… a necessária para isto andar para frente sem descarrilar.
 
O Diogo tem 12 anos e já calça o 43. É claramente arraçado de ogre. Consegue comer este mundo e o outro, antes mesmo de eu me sentar à mesa. E, pouco depois, diz que tem fome. É o crânio da família, tem mais ideias idiotas por nanosegundo do que nós todos juntos. É conhecido como o escravo de serviço: passeia o Fuas à tarde, limpa a gaiola dos bichos pequenos e solta-os no final do dia, limpa o quarto ao sábado. Fora isso, diz que estuda que se desalma mas não há provas concretas, toca muito pouco trompete, aplica-se desalmadamente no solfejo 5 minutos antes de a aula começar. Devora livros de ficção científica, enquanto troca sms com os amigos em duas línguas diferentes, joga no iPod, vê um filme e conversa comigo. Apesar disso, a sua maior façanha é conseguir roer as unhas dos pés. E o conhecimento enciclopédico sobre Star Wars.
 
O Vasco é o palhaço do circo. Tem bichos-carpinteiros nos pés e no corpo e na cabeça. Toca violino e está sempre a cantarolar. Come formigas, lambe lesmas, rouba a ração do cão e devora estalactites que tira debaixo dos carros no Inverno, mas vomita se o obrigar a comer uma folha de alface. Nunca esteve doente na vida, cai normalmente duas vezes por noite da cama abaixo e vem sempre da escola com as calças rasgadas. Lê BD em voz alta como se estivesse na Idade Média. Escreve emails absolutamente deliciosos. Domina três línguas na perfeição: português, francês e emigrantês. O seu maior feito é ter sido mandado para a rua na aula de solfejo com apenas 6 anos. Está visto que tem um futuro brilhante pela frente.
 
D. Fuas Roupinho é um cão de caça, que foi adoptado já adulto. E, basicamente, está tudo dito. Não pode ser solto porque foge como se o espancássemos diariamente. Consegue cheirar uma migalha de bolacha podre a quilómetros. Persegue incansavelmente tudo quanto mexe. Faz chichi no chão quando lhe ralhamos (se for um homem, basta olhar fixamente) e tenta morder os tornozelos dos miúdos quando grito com eles. Um aliado, portanto. Tem uma função de aspirador que é activada automaticamente quando o Vasco se senta à mesa. Ah… dorme de patas para o ar, com a língua de fora.
 
O Peanuts é um coelho completamente tarado. Era suposto ser anão, mas deve ser do ponto de vista do Gulliver. Pede festas à bruta como se fosse um cão e adora mimo. Descobri (depois de o adoptar, parva!) que costumava andar pela casa em liberdade. Por isso, passa a vida a dar cabeçadas na porta para ver se a abre. Já destruiu duas gaiolas com a brincadeira. E quando digo gaiolas, refiro-me a jaulas com 1mx0.8m. Deve ser familiar distante do Tambor, porque bate furiosamente com a pata no chão para nos acordar a todos de madrugada.
 
O Dó Ré Mi é um porquinho da India que deve maldizer o dia em que veio parar a esta selva. É uma criaturinha nervosa que não deixa nada a desejar a um cavalo de corridas em termos de velocidade. É tão feio que chega a ser bonito. Adora festas atrás das orelhas e exprime o seu contentamento como se fosse um porco na matança. Fizemos-lhe uma casinha de madeira este fim-de-semana e nunca mais ninguém o viu.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário