quinta-feira, 3 de abril de 2014

Vielsalm

(onde se apresenta o nosso novo “fim do mundo”)


Vamos mudar 20 km para Nordeste. Continuamos nas Ardenas, na província do Luxemburgo. Passamos de uma aldeia para uma vilazinha pitoresca, Vielsalm. Trata-se de uma vila rural com cerca de 7500 habitantes. A população é bastante jovem: 0-17 anos – 22,32%, 18-64 anos – 60,81%, + 65 anos – 16,87%... o que explica a existência de tantas escolas. Nunca vi tanta escola por metro quadrado. Não há é muitos emigrantes. Talvez connosco chegue aos 4%.

Vielsalm tem uma biblioteca e um centro cultural. Imensas lojas e supermercados. Uma infraestrutura turística, com um parque de diversões. Vestígios celtas e medievais. Actividades desportivas. Uma enorme zona de lazer e passeio, junto ao rio. Uma piscina municipal. Cafés. Um mercado quinzenal. Uma vida comunitária bem estabelecida, com diversas lojas em segunda mão e uma mercearia social geridas por voluntários.

Pronto, só lhe falta um cinema. Mas, para quem vem de Malempré, parece uma metrópole!

Ficamos sensivelmente a 15 km do Luxemburgo, 25 km da Alemanha, 70 km da Holanda e 105 km de França. Giro, não é? Agora é que vamos andar sempre na rambóia!


 







 
 

8 comentários:

  1. Tão lindo!
    Boa sorte na terra nova!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Bem bonito.
    Desejo tudo de bom!!!!

    Tina

    ResponderEliminar
  3. E as pessoas? Tão hospitaleiras como as de Malempré? Terás também aí uma vizinha "bipolar"? ;)

    ResponderEliminar
  4. @ Obrigada, meninas!
    @ gabzia, tenho esperança que a hospitalidade seja a mesma mas um bocadinho menos "intrusiva"... Vizinhos malucos deve haver com fartura! :)

    ResponderEliminar
  5. As fotos dessa "Vila dos Salmos" convencem-me.
    Mas olha que, no mapa, essa terra de nome "Frandrijk" também deve ser engraçada...

    ResponderEliminar
  6. Frandrijk não só é engraçada, como parece que por lá falam a mesma língua... ;)

    ResponderEliminar
  7. Correcção: É "Frankrijk" o que é ainda mais engraçado. E que não sei bem se remete para o "Franco" se para os "francos" ;-)

    ResponderEliminar