quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Espaço de segurança

(onde se mostra que se pode sempre aprender a dormir)




Hoje acordei a meio da noite, como acordo por vezes. Cada vez menos. Reaprender a dormir tem sido uma luta para mim, nos últimos anos. Fiz progressos de que me sinto orgulhosa. Deixei de ter pesadelos. Já consigo dormir uma noite inteira. Uma noite inteira de 8 horas… efectivamente nocturnas. Deixei de dormir aos bocadinhos, ao longo do dia. Os meus olhos já não se fecham automaticamente, sempre que paro e me encosto em qualquer lado. Agora tenho uma rotina, com horas fixas, para me deitar. Acompanhada. Acho que este era o maior problema da equação: sempre detestei dormir acompanhada, precisava do meu espaço de segurança. Depois, havia outros. A minha propensão para ser noctívaga. Os horários e exigências do trabalho meio doido de uma tradutora freelancer.
Hesitei muito antes de aceitar voltar a este mundo da tradução e legendagem. Já me tinham feito outras propostas, que fui sempre driblando. Tinha um medo louco de voltar a cair nos mesmos velhos maus hábitos. Custou-me muito a chegar aqui. Mas estava injustamente a subestimar a influência que o meu amor teve nesta reaprendizagem. Porque eu gosto de dormir com ele. Agarrada a ele. Aninhada nele. O meu amor é agora o meu espaço de segurança. E, de qualquer modo, ele não se vai deitar sem mim. Se estico o horário mais um pouco noite dentro, ele deita-se no sofá à minha espera. Não me diz nada, não me apressa, não me stressa. Mas fica ali a dormitar, calmamente à minha espera. E eu apago logo o computador. Há rotinas que fazem de nós o casal que somos. Que gostamos de ser. E os nossos dias acabam sempre da mesma maneira: a conversar baixinho, nos braços um do outro. Há um lugar no peito dele onde a minha cabeça encaixa na perfeição. E uma curva na minha cintura onde a mão dele se aninha. O silêncio instala-se devagarinho. Adormeço sempre embalada pelo bater do coração dele. Mesmo nos dias em que discutimos e estamos zangados. O meu amor nunca se deita sem mim e eu nunca adormeço longe do coração dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário