sábado, 23 de dezembro de 2017

Natal de pessoas

(onde aguardamos com a ansiedade infantil a véspera de Natal)


Finalmente, um Natal banalíssimo. Ou talvez não, porque esperámos muito por ele. A vida dá tantas, tantas voltas. E, no final, tudo fica no sítio certo. Ou, então, somos nós que já aprendemos a encaixar. A dar um jeitinho. A dançar ao som da música. As coisas não têm sido simples, nos últimos tempos. O que nos salva são sempre as pessoas. Acredito mesmo nisso. Na força e no poder transcendente dos afectos.

Amanhã, vamos dar um pulinho à Holanda. A ceia de Natal terá bacalhau vindo de Portugal. E bolo-rei que fui comprar ao Luxemburgo. Cervejas e macarrons da Bélgica. Tantos países e, no fundo, sempre o mesmo. As pessoas. Nós. Os meus rapazes. A avódrasta. O meu maninho. O bebé-tóxico mais fofo do mundo. Não preciso de mais nada. Exagerei nas prendas, como sempre. Mas é porque estou feliz. Porque lhes quero mostrar o quanto os amo. O quanto enriquecem a minha vida.

No dia de Natal, recebemos os pais do meu amor. E a palavra de ordem é mesmo essa: receber. Acolher. Abrir as portas da nossa casa e do nosso coração. Agradecer tudo o que têm feito por nós. A sorte que tivemos por o nosso caminho se cruzar. Não posso recuperar o tempo perdido a fugir de um afecto que julgava imposto. Mas posso mostrar que este bem-querer é sincero. E a gratidão que sinto também. O Vasco ganhou os dois avós de que precisava. E o Diogo soube ter a generosidade e a maturidade de ceder o palco ao irmão (mas só porque é o menino da sua avódrasta). Coincidência ou não, é a avódrasta que vai trazer de Portugal a prenda para a minha sogra. Como se diz por aqui, la boucle se boucle. O ciclo fecha-se.


Neste Natal desejo-vos paz. E que tenham por perto quem vos ame e cuide. Agradeço-vos do fundo do coração por continuarem por aí, apesar da minha ausência. Um dia destes prometo falar sobre isso, assim o filho crescido permita. Tenho umas saudades imensas de escrever livremente, acreditem. Beijos.

(Eles, claro. O meu Natal.) 

2 comentários:

  1. Que bom, pois vai regressando aos poucos! Aguardo que possa voltar a escrever livremente, pois gosto imenso de a ler! Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, consegui recuperar os últimos dois comentários no spam. Espero que o problema esteja resolvido. :)

      (quanto a escrever livremente, acho difícil nos tempos que correm...)

      Eliminar