segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Porque hoje é dia de Educação Física

(onde se mostra o equipamento de Educação Física do Vasco

e se vê que fazer desporto em Malempré não é bem a mesma coisa)

 
Quando chegou, no ano passado, o Diogo vinha em excelente forma física graças aos três treinos semanais de hóquei em patins (mais os jogos aos fins-de-semana, os torneios, os estágios, o dar uma perninha na equipa a seguir só para desenrascar porque o outro guarda-redes estava doente…). Farto desta vida de desportista de competição para a qual não foi talhado, federado desde os 6 anos, o Diogo decidiu tirar uma licença sabática sem fim à vista. Até ter a primeira aula de Educação Física na escola primária de Malempré. E chegar a casa completamente derreado. Morto. É que a professora não brinca em serviço. As aulas são mesmo a doer.

A escola é pequenina e não tem ginásio. Mas isso só seria um problema se não houvesse quilómetros de bosques aqui à volta. O que não falta é espaço. Faça chuva, faça sol, as aulas de Educação Física são muito simples: a professora pega na rapaziada toda e põe-na a correr durante 1 hora. Sem parar. É assim uma espécie de trekking a toque de caixa. A subir, a descer, a saltar riachos e pedregulhos, a evitar buracos e troncos caídos. No Inverno, é muito mais divertido, porque a tudo isto junta-se… a neve! Substituem-se os fatos de treino e os ténis por fatos e botas de neve, gorros, cachecóis e luvas. Quentinhos e a correr é que eles estão bem. E cansados.

O Diogo esforçava-se imenso por dar o exemplo e manter o ritmo, concentrado em liderar o pelotão, já que era o mais crescido da escola. Acabava as aulas com o sentimento do dever cumprido, mas morto de cansaço. O Vasco nem sequer tentava acompanhar a trupe, que aquilo via-se logo que era demasiado esforço e pouco divertimento. Giro, giro, era aproveitar o passeio pelos bosques para apanhar paus e lutar com os ogres que saíam subitamente detrás de uma árvore. Por vezes, também conseguia afastar monstros com uma saraivada de calhaus. A professora começou por tentar incentivar o Vasco a seguir o ritmo da turma e correr. Depois, tentou que, pelo menos, desse uma corridinha de vez em quando para não ficar muito atrás. Às tantas, já só esperava por ele em pontos estratégicos para ter a certeza que não o perdia de vez. No final do ano, o Vasco tinha autorização para defender a retaguarda de todo o tipo de inimigos imaginários, enquanto o irmão conduzia a turma.

Hoje é dia de Educação Física. E o Vasco, apesar de já não ter o irmão a marcar o ritmo da corrida, continua calmamente a caminhar atrás do grupo. Fiel ao seu desígnio de guardião dos bosques de Malempré.
 

[ Este ano, a professora pediu-me encarecidamente que comprasse um fato de neve um bocadinho mais escuro para conseguir mantê-lo debaixo de olho… ]


Sem comentários:

Enviar um comentário