segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Amesterdão não é bem Atenas, mas foi o que se conseguiu arranjar

(preview do aniversário do Vasco)

 

Quando questionado sobre o que queria fazer nos anos, o Vasco disse simplesmente que queria ir à Grécia. E eu – que não me canso de dizer que a vantagem de vivermos no centro da Europa é que, num pulinho, estamos em qualquer lado – comecei a ver a minha vida a andar para trás. Felizmente, ele aceitou trocar o Pártenon pelos mimos do tio. E lá fomos nós passar o fim-de-semana a Amesterdão, a casa do meu irmão mais novo. Como não somos pessoas supersticiosas, a coisa pequena teve direito a enfeites, bolo, velas, parabéns e prendas. Três dias antes da data oficial. Mas, que diabo, o rapaz só faz 8 anos uma vez na vida!

Amesterdão é daquelas cidades onde sabe sempre bem voltar. Não me canso dos canais, das casas baixinhas, das feiras um pouco por todo o lado, dos cafés que mais parecem a nossa cozinha, da multidão alegre nas ruas, das lojas retro, daquele laissez-faire onde impera o respeito mútuo, dos barcos, dos cães que podem entrar em todo o lado, das crianças com o ar mais pacífico do mundo. Fico sempre espantada a olhar para as pessoas que fazem equilibrismo em cima das bicicletas, de telemóvel na mão, a falar com o vizinho do lado, com filhos atrás e à frente, compras empoleiradas e cães de orelhas a abanar dentro dos cestinhos. O que vale é que, volta e meia, o meu amor deitava-me a mão para evitar que fosse atropelada no meio daquela azáfama toda. Eu e o D. Fuas, que nos acompanhou feito tolinho na passeata. Ah… e também ia deitando a mão ao Vasco, o terror de qualquer ciclista porque ziguezagueia sem parar. O Diogo seguia descontraído e sorridente à nossa frente, com aquela desenvoltura de quem já conhece bem a cidade e gosta de o mostrar.

 













[ Estão ali a ver a coisa pequena de sorriso rasgado e mãozinha na boca? Horas depois, conseguiu arrancar metade do novo aparelho. Ficou barata a festa... ]

3 comentários:

  1. Já podemos dizer Parabéns?! ;D
    Tudo de Bom para os 4!

    ResponderEliminar
  2. Atenas é uma seca. Pelo menos foi essa a minha opinião quando lá fui, nas profundezas da adolescência.
    Já que não são supersticiosos, aqui vão já os parabéns :)

    ResponderEliminar