terça-feira, 20 de outubro de 2015

O patrão

(porque ainda há gente boa)


 

Na rádio diziam que este Inverno vai ser rigoroso e que o tempo está anormalmente frio para a época. Anormalmente… ih, hi, ih!

Seja como for, percebi que não ia conseguir manter a medida draconiana que impus em nossa casa, onde o aquecedor central não é ligado antes de Novembro. Tendo em conta que as temperaturas já estão negativas durante a noite, talvez seja melhor abrir uma excepção. Apressei-me, então, a ligar para a empresa que nos vem encher a cisterna de mazout.

Eu: Queria encomendar 500 litros de mazout, para entregar o mais depressa possível.
Senhor: Conseguimos fazer-lhe a entrega daqui por dois dias, está bem?
Eu: Está óptimo, obrigada. Quanto é que fica?
Senhor: Faz de conta que a senhora vai fazer a encomenda amanhã.
Eu: Como?
Senhor: É que o litro de mazout vai baixar de preço amanhã. Ainda é uma diferença…
Eu: Ah… Obrigada pelo aviso! Então, eu volto a ligar depois.
Senhor: Não, que disparate! Fica já a encomenda feita… mas como se fosse amanhã.
Eu: Vai pôr a data de amanhã, é isso?
Senhor: Exacto! Mas entrego na mesma daqui por dois dias, não se preocupe.
Eu: Tem a certeza de que não prefere que eu ligue outra vez amanhã? Não vai ter problemas com o patrão?
Senhor: Não, o patrão é porreiro. Conheço-o bem.
Eu: Veja lá… Não me custa nada voltar a ligar-lhe.
Senhor: Deixe lá isso. O homem é boa gente.
Eu: Pronto, se tem mesmo a certeza...
Senhor: Então, não havia de ter? O patrão sou eu!

8 comentários:

  1. Folgo em saber que estas informalidades também existem por essas beiras :)

    ResponderEliminar
  2. Isto aqui é mesmo do mais informal possível, Gralha! Há anos que ninguém me me trata por doutora! Às vezes, até tenho vontade de ligar para a CGD em Bruxelas só para matar saudades... ;)

    ResponderEliminar
  3. ...no tal de "jardim à beira-mar plantado", "serviço" não é para servir cliente, mas para explorar o próximo (mesmo que se seja um simples funcionário, também explorado...)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema, Sónia, é que a crise atiçou ainda mais o carácter de chico-esperto do Tuga, que anda sempre a tentar enganar meio-mundo para ganhar mais uns trocos... :(

      Eliminar
  4. até nos alegra o dia encontrar pessoas assim. São raras mas ainda há.
    Desejos de rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ainda se vão encontrando, felizmente. Quer seja em particulares, no privado ou até mesmo no Estado, há um desejo real de ajudar as pessoas.

      Beijinho, Tina. :)

      Eliminar
  5. Oh pá... é pena que cá pelas nossas bandas,já dizia o meu pai que a excepção era ser honesto!

    É bom saber que ainda há pessoas assim, e patrões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre pensei que o que lixava esse país era o chico-espertismo, Naná... :(

      Eliminar