sexta-feira, 29 de julho de 2016

Regresso ao passado


(onde se revê os últimos anos em imagens)



 


A avódrasta foi-se hoje embora, para grande tristeza dos rapazes. Tem outro neto à espera, na Holanda. Não me canso de dizer que a maior perda que os meus filhos sofreram, com a nossa vinda para a Bélgica, foi a ausência dos avós. Os meus pais são excelentes avós. A minha tia é uma tia-avó fora de série. Mas a avó Lena é “a avó”, tout court. O título foi conquistado há muitos, muitos, anos atrás. E não se perdeu com a distância, muito pelo contrário. Tem sido uma presença constante na vida deles, que lhes oferece algo único e exclusivo: tempo. É a única pessoa que eu conheço que brinca. Mas brinca, mesmo. De alma e coração. Sentada no meio do chão. Faz lutas de sabres de luz, construções de Lego, partidas intermináveis de Monopólio, batalhas imaginárias. Vê vídeos palermas, lê histórias, joga videojogos. É capaz de andar meia hora a pé para ir comprar o chocolate preferido deles ao supermercado. E traz umas bolachas e um livro de permeio. Enche-os de gelados e outras porcarias. Tem sempre moedas para os matraquilhos e o air hockey, que joga com igual entusiasmo infantil. Ouve as mesmas histórias uma e outra vez, sem nunca se cansar. Ainda dá banho ao Vasco e seca-lhe o cabelo. Dá-lhes sempre razão e passa a vida a ralhar comigo. Quando ela anda por aqui, eles têm sempre as costas quentes. E usam-se disso.

Antes de se ir embora, pedi-lhe a máquina fotográfica emprestada. Queria descarregar as fotografias que tirou esta semana, quando foi com o Vasco à Holanda ver o meu sobrinho. E qual não foi o meu espanto quando percebi que ainda tinha fotografias do tempo em que vivíamos em Portugal. E tudo o que se seguiu. Entretanto, apareceu o Salvador, filho da minha irmã Sónia. Depois, o Luca, filho do meu irmão Pedro. Mas o Diogo e o Vasco continuam omnipresentes. A crescer. A adolescer. E o tempo a passar...








 [ Agosto, 2012. Dias antes de virem para a Bélgica. ]



 [ Novembro, 2012. Os primeiros tempos na Bélgica... a casa de Malempré ainda tão vazia! E o Vasco com "dentes de chucha"! ]


 [ Julho, 2013. As férias em Paris. O Vasco ainda pedia colo e o Diogo começava a mudar de feições. ] 

[ Julho, 2014. Tínhamos acabado de nos mudar para a casa nova, em Vielsalm. ]

[ Fevereiro, 2015. Uma visita encurtada pelo nascimento do Luca! ]
[ Julho, 2016. Estão tão grandes, mas ainda brincam juntos às lutas de sabres de luz...  haja paciência!]

Sem comentários:

Enviar um comentário