domingo, 19 de janeiro de 2014

Passeios de fim-de-semana – Clervaux, Luxemburgo

(onde se percebe que ir só ali beber um café

implica atravessar uma fronteira e mudar completamente de clima)


Nesta família não imperam as regras imutáveis, inquestionáveis. Contudo há uma que se sobrepõe a todas as outras. Digamos que é a nossa “Regra Número 1”. Sempre que está sol – mesmo que seja só uma nesguinha – largamos tudo o que estamos a fazer e aproveitamos. Nem sempre está mau tempo aqui, mas os dias de sol são raros. Felizmente, ontem foi um desses dias. Portanto, nada de limpezas, trabalhos de casa, consolas ou televisão. Fomos passear, um bocadinho à aventura, como de costume.

Há uns tempos atrás, estivemos em Trier, na Alemanha, e atravessámos o Luxemburgo. Uma cidadezinha ficou-me gravada na memória, porque me pareceu ter uma série de coisas portuguesas: Clervaux, a uns 40 minutos daqui. E como ontem estava capaz de matar por uma bica, decidi ir até lá. Não vi nenhum café português… mas descobri uma mercearia! Foi como entrar noutra dimensão, onde toda a gente falava português e as prateleiras só tinham produtos da nossa terra. Comemos pães com chouriço e pastéis de nata, com sumo de manga da Compal, que nos souberam pela vida. Deixámo-nos levar pela loucura e enchemos um carrinho de compras com as coisas de que temos mais saudades: Nestum, rebuçados do Dr. Bayard, enchidos e queijos, arroz carolino, conservas, broa de milho, grelos, massa de pimentão, etc. Ainda por cima, pareceu-me que os preços seriam semelhantes aos praticados em Portugal.

E, depois, passeámos. Ouve-se falar português em todo o lado, parece que estamos em casa. Clervaux é uma  cidadezinha muito bonita, vale a pena a viagem. Tem um castelo fora do vulgar e uma igreja enorme lindíssima. Imensas ruas e ruelas quase sem trânsito, com casinhas muito engraçadas. De vez em quando, vê-se uma mais garrida e desconfio logo que ali vivem portugueses. Um museu sobre a Batalha das Ardenas que merece uma espreitadela... é o terceiro que visitamos, estamos a ficar uns especialistas! E outro sobre os castelos e brasões no Luxemburgo, com muitas maquetes pequeninas que fizeram as delícias do Vasco. Já sabemos qual será o nosso próximo destino, porque nos apaixonámos por um castelo igual aos dos contos de fadas…

[ Bom, para sermos completamente, honestos… o sol radiante da Bélgica desapareceu mal entrámos no Luxemburgo. E acabei por não beber uma bica. Mas não faz mal, o imprevisto faz parte dos nossos passeios de fim-de-semana. Digamos que é a nossa “Regra Número 2”. ]










4 comentários:

  1. Gosto muito da vossa regra nº1 :)
    Há 10 anos atrás passei um semestre em Trier. Se quiseres conhecer mais coisas bonitas por essa zona da Alemanha, vale a pena Koblenz, Cochem, Saarburg (na verdade, todo o vale do Reno e do Mosela é muito bonito).

    ResponderEliminar
  2. Foste mesmo às compras tugas, caraças!

    ResponderEliminar
  3. @ Obrigada pelas dicas, Gralha! Mal tivermos tempo, havemos de lá ir...

    @ Mel, viste que nem o óleo de cedro nos escapou?! :)

    ResponderEliminar
  4. Os ingleses (pelo menos os londrinos) também seguem a vossa regra número 1. Mas contentam-se em ir para um dos inúmeros parques verdes e porem-se "à vontade". E é vê-los ao fim de semana nos jardins com os filhos e os cães. E, mesmo nos dias de semana, no intervalo do trabalho, vêem-se senhoras muito arranjadas, a sentarem, porem-se em roupa interior e deitarem-se ao sol enquanto comem a sua sandes de almoço... Espero que não tornem essa a vossa regra número três, pois sair à aventura é muito mais interessante e muito mais educativo ;-)

    ResponderEliminar