sexta-feira, 15 de maio de 2015

Petits noms

(onde uma simples fotografia nos leva a recantos perdidos da memória)

 


Passei a minha primeira gravidez indecisa quanto ao nome do bebé. Para simplificar, decidi chamar-lhe Pinguim. Quando a obstetra ia começar a cesariana de urgência, anunciaram na rádio que Gustavo Kuerten, mais conhecido por Guga, ia iniciar naquele momento a sua primeira final de Roland Garros. Lembro-me de ter pensado: “Ora aqui está mais um que também deve estar em sofrimento!” Não tenho outras memórias daqueles longos minutos. Recordo que o meu filho nasceu ao som de 125 Azul dos Trovante, grupo que marcou a minha adolescência que findava naquele instante. E que não chorou, começando de imediato a respirar com aqueles seus olhos imensos postos no mundo. Eu chorei. A minha obstetra também. Quando a cesariana estava mesmo a terminar, anunciaram na rádio que o Guga tinha acabado de ganhar o torneio. Eu ri-me e disse: “Que coincidência tão engraçada… Vou chamar-lhe Guga!” A minha obstetra, que tinha passado nove meses assustada com os nomes que eu ia inventando, respondeu aflita: “Mas o menino não se ia chamar Diogo?!” Ficou Diogo, claro. Mas para mim, até hoje, é o Guga.

Na gravidez seguinte, a indecisão quanto ao novo nome manteve-se. Portanto, voltei ao Pinguim. Infelizmente, a segunda cesariana de urgência conseguiu ser ainda mais urgente do que a primeira. Só me lembro do rio de sangue que caía, dos gritos do obstetra e de uma mancha arroxeada silenciosa que passou rapidamente por mim. Não houve música, não houve lágrimas de emoção, não houve coincidências. Pensei sinceramente que fosse morrer ali. Uma hora depois, encontrámo-nos. Ambos ainda despidos, combalidos, numa maca. O Vasco, com toda a naturalidade, começou a mamar mal o encostaram a mim. Entretive-me a namorar aquele ser estranho, minúsculo, coberto por um espesso manto de pêlos que lhe descia pelas costas abaixo. Quando a minha obstetra finalmente chegou, foi ver-nos. “Estão os dois bem, que susto! Deixa cá ver o Pinguim...”. Ri-me e disse-lhe que afinal era um lobo, já vinha protegido para o Inverno. Ficou Lobito. Entretanto, começou a falar. E até muito tarde, quando lhe perguntavam como se chamava, respondia sempre muito compenetrado: “Bebé Bá”. Bá de Basco, pois claro. E, assim, passou também a ser o Bá. Até que o meu amor entrou nas nossas vidas e o Vasco ganhou mais um petit nom... coisa pequena.
 
 
O tempo está a passar demasiado depressa...
O Guga agora é um adolescente sério e o Bá deixou de ser o meu bebé.

5 comentários:

  1. Bom, nós também temos um Guga e um Diogo lá em casa, mas são duas pessoas diferentes ;)

    ResponderEliminar
  2. São de certeza duas pessoas diferentes igualmente maravilhosas... com esses nomes, só pode! ;)

    ResponderEliminar
  3. Ó Paula, quando é que regressas lá ao teu boteco que a malta já está com saudades?

    ResponderEliminar
  4. Bem... nós devemos ser almas gémeas de "parto" se isso existe... com pequenas variações, os meus partos foram semelhantes aos teus.

    Por cá também há petit noms... o mais velho é "caluxo" e o mais novo é "cachucho", se bem que eu por vezes dá-me para lhe chamar "Babouche"... vá-se lá saber!

    Só espero que isto nunca venha a ficar-lhes agarrado e vire alcunha... é que tive um amigo na infância que ainda hoje todos tratam por Cocas, porque era o petit nom que a mãe lhe dava. Quando a malta da vizinhança soube, pimbas, colou!

    ResponderEliminar
  5. Caluxo e Cachucho, Naná?! E eu que achava que os petits noms dos meus já eram estranhos... Viva a imaginação das mães! ;)

    ResponderEliminar