sexta-feira, 8 de maio de 2015

O regresso do cabeleireiro-vidente

(cuja sinceridade infelizmente permanece inalterada)



 
Lembram-se do cabeleireiro-vidente que, juntamente com o corte de cabelo, me ofereceu conselhos avisados sobre os mais variadíssimos temas? Depois de sair de lá com pele de galinha, prometi a mim mesma arranjar outro cabeleireiro o mais depressa possível. Só que o tempo vai passando, passando… na verdade, esta questão não é exactamente prioritária na minha vida. Pronto, admito que desde Setembro do ano passado que não corto o cabelo. Mas esta manhã olhei-me ao espelho e decidi que não dava mesmo para adiar mais.

Mal deixei o Vasco na escola, fui tentar marcar uma hora no cabeleireiro in da terra. Só tinham vaga daqui a duas semanas. Meti-me no carro e parei numa espécie de centro de estética-solário-cabeleireiro-coiso todo fashion perto de casa. Só tinham vaga na próxima semana. Como tinha de ir encher o depósito ao Luxemburgo, decidi tentar o cabeleireiro do centro comercial que está sempre vazio. Tinham vaga, sim, senhora. Mas o corte custava a módica quantia de 65 euros… sem brushing. Desisti. Fui pôr gasolina, aproveitei para comprar uma broa de milho e voltei ao ponto de partida. A meio da manhã, entrei a medo no salão do cabeleireiro-vidente.

 

Eu: Bom-dia. Seria possível cortar o cabelo hoje?
Anjo da Guarda: Tenho uma hora livre agora, se quiser aproveitar…
Eu: Quero, quero! Muito obrigada!
Vidente: Já correu os outros cabeleireiros todos da zona e não arranjou vaga, foi?
Eu: Não, que ideia…
Cabeleireiro: Como é que quer cortar?
Eu: Queria cortar só as pontas.
Cabeleiro: Sente-se aqui… Hum… O seu cabelo parece outro!
Eu: Como?!
Fiel depositário de memórias: Achava que eu não me ia lembrar? Nunca me esqueço de uns cabelos! Deve pensar que há por aqui muitas portuguesas com um sério problema de queda de cabelo...
Eu: Estou a ver que tem boa memória…
Fiel depositário de memórias: O seu cabelo estava uma desgraça, quando cá veio na primeira vez. Agora, está óptimo! Claro que já o podia ter cortado…
Eu: Tem razão, mas custa-me cortá-lo…
Consultor de imagem: Já lhe devo ter dito que o cabelo comprido não lhe fica bem. É muito pequena e tem uma cara redonda.
Eu: Disse, disse…
Dermatologista: E que tratamento é que fez?
Eu: Tudo o que havia no mercado… ampolas, comprimidos, champôs.
Psicólogo: Sim, isso ajuda. Mas se uma pessoa não estiver bem psicologicamente, não há medicamento que valha.
Eu: Acho que tem razão.
Psicólogo: Tudo passa, nesta vida.
Eu: Também me disse isso, sim…
Psicólogo: É o que eu digo sempre.
Eu: Ah…
Psicólogo: Mas acho que se vingou na comida, sabe? Toda a gente precisa de um escape para ultrapassar situações de stress, que normalmente estão associadas à queda de cabelo traumática.
Eu: Está a chamar-me gorda?!
Nutricionista: Gorda, não. Mas está a precisar de fazer dieta.
Eu: Desculpe lá… o senhor diz isso a todas as suas clientes?!
Nutricionista: Não! Há clientes que nem vale a pena! Mas há outras que, se não for eu, ninguém lhes diz que estão a precisar de emagrecer.
Eu: Porquê?
Nutricionista: Por acaso, o seu marido já lhe disse que precisava de fazer dieta?
Eu: Não, não me disse.
Sexólogo: Está a ver? Os homens nunca dizem nada por causa do sexo.
Eu: Como?!
Sexólogo: Se um homem disser a uma mulher que ela está gorda, arrisca-se a ficar sem sexo, porque a mulher vai ficar complexada. Entre ter uma mulher mais gordinha e sexo ou o contrário… está a perceber?
Eu: Estou a perceber, estou…
Nutricionista: Tenho a certeza de que engordou um bocadinho nos últimos tempos, para ultrapassar um momento difícil. É natural, não se ofenda. Mais vale ser honesto consigo. Agora, com desporto e uma dieta, volta num instante ao normal. Até porque não está gorda…
Eu: Ah, pronto… obrigada!
Consultor de imagem: E o cabelo está lindo, super saudável. Vamos só cortar um bocado. Mas temos de tratar do resto, sim? Vamos pô-la toda bonita!
Eu: Qual resto?!
Cabeleireiro: O que acha de pintar e fazer umas madeixas?
Eu: Isso deve demorar horas! E deve custar uma fortuna!
Contabilista: Você não liga muito a essas coisas de mulheres, pois não? Não me parece que gaste muito dinheiro consigo…
Eu: Olhe lá… você é um bocado como o Mentalista, não é?
Vidente: Não, que disparate! Mas vejo que não tem o cabelo bem cuidado, as unhas arranjadas…
Eu: Tem razão, pronto! Não ligo nada a isso. Custa-me gastar dinheiro com futilidades.
Vendedor da banha da cobra: Não são futilidades se a fizerem sentir-se mais bonita. Vai dar-lhe outro ânimo para iniciar essa dieta…
Eu: Está bem, mas não exagere. Quero uma coisa discreta.
Consultor de imagem: Não se preocupe! Vou tratar desse cabelo, vai ficar mesmo gira! Mas tem de parar de fazer disparates com a cor, sabe? Isso dá cabo do cabelo! Também já lhe devo ter dito isto…
Eu: Já disse, já…
Contabilista: E não se preocupe com o dinheiro, faço-lhe um desconto do dia da mãe.
Eu: O dia da mãe é no próximo Domingo…
Vidente: Eu sei. Mas as mães como a senhora gostam de passar esse dia com os filhos, não no cabeleireiro…
 
Saí de lá hora e meia depois, sem me ter desgraçado tanto quanto pensava. Dei carta-branca ao cabeleireiro-vidente e, estranhamente, reencontrei os cabelos dos Verões da minha infância. Compridos e mais claros, com madeixas louras do sol.

Como é óbvio, fiquei a pensar no que ele me disse. Custou ouvir, mas o cabeleireiro-vidente tem razão. Vinguei-me um bocadinho na cozinha, nestes últimos meses. A cozinhar e a comer, a bem dizer da verdade. Estou a precisar de fazer dieta. E desporto. Com a frequência com que vou ao cabeleireiro, devo ter uns oito ou nove meses pela frente para emagrecer! A ver se é desta…

6 comentários:

  1. Se eu morasse uns países mais perto não perdia uma ida a esse cabeleireiro! Ainda por cima com "personalidade múltipla, não é só vidente...

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez, assusta um bocadinho... mas, depois, até tem a sua piada! Desde que se tenha um certo poder de encaixe, como se costuma dizer. Um beijinho, Mariana.

    ResponderEliminar
  3. Eh pá eu quero um cabeleireiro assim!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Naná... sempre é melhor ouvir falar da nossa própria vida, do que da vida alheia! :)

    ResponderEliminar
  5. Hahahaha Continua a ir a esse cabeleireiro, se faz favor! E, acima de tudo, continua a relatar esse evento :D Parto-me a rir. Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Enquanto for o único nesta terra que tem vaga e é barato, continuarei... que remédio! :)

    ResponderEliminar