quarta-feira, 16 de novembro de 2016

As fórmulas mágicas – Produtos de higiene caseiros

(onde se deixam muitas receitas, algumas dicas e uma ressalva)



Eis as prometidas receitas dos produtos de higiene caseiros que usamos em nossa casa, à excepção dos sabonetes. Dada a sua complexidade, prefiro dedicar-lhes um post à parte, com explicações e fotografias das diferentes etapas. Quando fizer os sabonetes para oferecer no Natal, a ver se não me esqueço de incumbir um dos rapazes de fazer a “reportagem fotográfica”. Preferi começar pelos produtos de higiene pessoal porque exigem menos precauções e são mais fáceis de fazer do que os produtos para a casa. Creio que os ingredientes utilizados são fáceis de encontrar por esse mundo fora, mas quase todos podem ser facilmente substituídos... verão que a lista de ingredientes é mesmo muito reduzida! A ideia é também poupar e ser ecologicamente consciente. Evidentemente o resultado final vai depender muito dos produtos que usarem, por isso não desistam se não ficar perfeito à primeira… isto vai lá por tentativa e erro, acreditem. Quando faço produtos de higiene, prefiro usar água destilada por ser mais pura. Por outro lado, como não sei bem os prazos de validade dos produtos, opto por não fazer grandes quantidades. No entanto, não creio que haja problema se usarem água da torneira e se dobrarem as receitas. Como recipientes, uso embalagens de produtos antigos ou caixas de plástico para alimentos (sem BPA), que tenho o cuidado de esterilizar a cada utilização. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão ou melhoria... ou queixa, podem mandar email, que eu tentarei ajudar. Mas lembrem-se de que estão por vossa conta e risco! Isto não é uma ciência exacta, o que resulta connosco, pode não resultar convosco...


Gel-duche
  • 1 chávena de sabão de Alepo
  • 1 l de água
  •  2 colheres de sopa de glicerina

Misturar os ingredientes todos e aquecer a baixa temperatura até dissolver bem. No final, podem passar a varinha mágica para a mistura ficar mais homogénea. Nessa altura, poderão acrescentar algumas gotas de óleos essenciais. Eu gosto muito do sabão de Alepo de rosas, que é bastante perfumado e não requer óleos essenciais adicionados. Obviamente, também poderão usar os vossos próprios sabonetes ou outro tipo de sabonete biológico. Os normais que se compram no supermercado, esqueçam… fica tipo pasta passado uns dias! Também podem usar este gel-duche como sabonete líquido para lavar as mãos. Tal como disse no post anterior, não faz a mesma espuma que os outros, mas acho que a pele fica mais macia.


Pasta de dentes
  •  4 colheres de sopa de argila branca (bem cheias)
  •  2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (rasas)
  •  4 colheres de sopa de água
  •  10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  •  6 gotas de óleo essencial de tea tree
  •  2 gotas de óleo essencial de cravinho

Misturar a argila e o bicarbonato. Adicionar os óleos essenciais e mexer bem. Ir juntando aos poucos a água para poderem ajustar a consistência, pondo mais ou menos do que o indicado se desejarem. Esta receita dá para uma semana, para nós os quatro… mas estou desconfiada de que os miúdos usam muitoooo mais do que uma noz de pasta de cada vez. Caso não queiram comprar água destilada, podem usar água fervida. Como o bicarbonato de sódio é bastante salgado, com a água da torneira a pasta fica excessivamente salgada… ainda assim, podem pôr mais 2 ou 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, se quiserem disfarçar o sabor. Mas é mesmo uma questão de hábito, acreditem. Tal como estamos demasiado habituados à espuma, também estamos demasiado habituados ao sabor doce. Para quem usa dentífricos de farmácia, não creio que dê pela diferença. Sei que também existem receitas à base de óleo de coco, mas acho que deve ter um sabor nojento!

Admito que a pasta de dentes era o produto caseiro que tinha mais receio de usar, por ainda ter crianças em casa. Contudo, o meu sogro é dentista e, depois de experimentar a pasta, deu o seu aval. Agradou-lhe especialmente o efeito abrasivo e desinfectante. Foi ele que me aconselhou a pôr óleo essencial de cravinho, um produto muito utilizado na medicina dentária, devido às suas propriedades anti-sépticas e anti-infecciosas (tal como o tea tree, aliás). Segundo ele, o fluor apenas é necessário durante a formação dos dentes. Aparentemente as pastas de dentes em gel são altamente desaconselhadas, pois deixam apenas uma “sensação de limpo”. Com tanto incentivo, decidi lançar-me no fabrico da nossa própria pasta de dentes! O Diogo sofre de sensibilidade dentária e não se tem queixado, desde que começou a usar a nossa pasta.




Creme hidratante para o rosto e corpo
  • 2 partes de óleo de amêndoas doces
  • 3 partes de água de rosas
  • 2 partes de óleo de coco
  • ½ parte de cera de abelha

Derreter em banho-maria o óleo de coco e a cera de abelha. Juntar a água de rosas e o óleo de amêndoas doces aquecidos (se estiverem à temperatura ambiente, a cera solidifica de imediato) e mexer bem até ficar homogéneo. Se fizerem uma quantidade maior, podem misturar os ingredientes todos no robot de cozinha até ficar tipo mousse. A cera de abelhas que comprei tem um cheirinho absolutamente delicioso, pelo que não foi preciso juntar óleos essenciais. Cuidado porque a ½ parte pressupõe que a cera esteja em pepitas ou lascas… se estiver derretida, é preciso reduzir a quantidade.

(a cobaia besuntada!)


Batom do cieiro
  • 2 partes de óleo de amêndoas doces
  • 2 partes de óleo de karité
  • 1 parte de cera de abelha

O princípio do batom de cieiro é idêntico ao do creme hidratante. Derrete-se a cera em banho-maria e junta-se os óleos quentes. Se quiserem substituir o óleo de amêndoas doces por azeite, juntem umas gotas de óleo essencial de lavanda para dar cheirinho.


Desodorizante
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de Maizena
  • 1 colher de sopa de glicerina
  •  5 gotas de óleo essencial de lemongrass

Esta é a receita-base do desodorizante. Primeiro, mistura-se o bicarbonato e a Maizena peneirada. Depois, junta-se a glicerina e mexe-se muito bem. Por fim, acrescenta-se o óleo essencial. Podem perfeitamente substituir a glicerina por azeite ou óleo de coco/amêndoas doces. Eu adoro o cheirinho fresco de óleo essencial de lemongrass, mas a lavanda também é uma excelente opção. Como gosto dos desodorizantes em roll-on, acrescento aos poucos mais líquido (glicerina ou água de rosas) até ficar uma mistura fluída. Usei uma antiga embalagem que tinha para guardar o meu desodorizante. Como uma faca, tirei com cuidado a parte da esfera e lavei tudo muito bem. Quando uso embalagens de origem, termino sempre de limpar com álcool para desinfectar melhor.

É preciso agitar o desodorizante antes de cada aplicação e deixar secar um bocadinho ao ar. Costumo pôr assim que saio do banho e, quando me vou vestir, já está seco. Se acontecer vestirem uma camisola sem o desodorizante estar seco, deixa mancha (por dentro da roupa), mas sai facilmente com a lavagem. Atenção que este desodorizante permite que a pele respire, ou seja, não elimina a transpiração. A magia ocorre porque não se deita mau cheiro nenhum! 


“Bombas de sais” para o banho
  • 250 g de bicarbonato de sódio
  • 125 g de ácido cítrico
  • 125 g de Maizena
  • 5 ml de óleo de amêndoas doces
  • 15 gotas de óleo essencial de toranja
  • Um frasco de spray com água com corante alimentar

Começamos por misturar todos os ingredientes secos, juntando em seguida os óleos. Depois, com muitooooo cuidado vamos borrifando esta mistura com a água colorida (o rosa e o azul resultam muito bem) e vamos mexendo lentamente. Se pusermos muita água de uma só vez, obviamente o ácido cítrico irá reagir. A mistura tem de ficar húmida, mas não molhada. O ideal é ficar tipo massa areada, com alguns grumos. Por fim, enchemos os moldes, comprimindo bem a mistura. Eu usei os moldes de plástico das almôndegas que tinha feito para o jantar. Mas suponho que também podem usar cubas para fazer gelo. A mistura tem de ficar a secar 24 horas à temperatura ambiente. Se começar a crescer, é sinal que exageraram na água. Basta ir comprimindo bem a mistura até secar… como não tinha paciência para passar a noite nisto, pus os moldes a secar em cima do aquecedor umas 2 horas. Ficou perfeito! É uma experiência gira para fazer com os miúdos e dá uma prenda de Natal engraçada.



Champô seco
  • 1 chávena de maizena
  • 1/3 chávena de cacau magro em pó
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda

Misturar bem os dois pós e peneirar com um passador fino. Juntar o óleo essencial e voltar a mexer. Guardar num saleiro pequeno para ser mais fácil de aplicar. Caso não tenham o cabelo castanho, podem eliminar o cacau e pôr apenas 6 gotas.


[ uma amiga indiscreta (♥) , depois de ler o post anterior onde eu dizia que não comprava produtos de higiene pessoal há dois meses, perguntou-me se já tinha aderido à história do copo menstrual. É muito simples, minha gente, há uma solução tão mais evidente para esse problema: a pílula sem estrogénios, que se toma em contínuo. A bem dizer da verdade, há mais de 3 anos que passo nesse corredor sem parar! ]


6 comentários:

  1. Obrigada, vou lançar-me na aventura!
    Já agora, quanto ao desodorizante, comprei em Julho de 2014 (obrigada blogue antigo!) o cristal de alumen da Sante (há no Celeiro, leitoras portuguesas) e ainda vai a meio. Super eficaz e eu faço desporto todos os dias! Já para não falar que não tem nada de tóxico, aquilo é uma pedra.
    E copo menstrual all the way here. Pílula, não obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detesto perfumes ou cheiros muito fortes, fico com dores de cabeça. Por isso, fiquei toda contente quando descobri o desodorizante de pedra de alumen. Sinceramente, não gostei nada. Aquilo magoa, pá!

      Quanto à pílula nada a fazer... nenhum método me oferece a mesma segurança. :p De qualquer modo, após duas "cesarianas urgentes com muita urgência", como disse o médico de interiores mais lindo do universo, ou fazia uma cirurgia reconstrutiva ou tomava esta pílula sem pausas.

      Eliminar
  2. Muito obrigada. Vou começar pelo desodorizante. Os dois mais velhos já precisam (muito!) e custa-me muito dar-lhes desodorizante de compra, mesmo sem alumínio nem outras coisas más. A pedra connosco não funcionou, pelo menos no verão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja alguém que me entenda, Helena! Já pensava que o problema era meu, a pedra parece mais uma cena para depilar as axilas que outra coisa! :P

      O Diogo também teve esse problema dos "maus cheiros precoces", que depois passou durante uma larga temporada. Parece que são as hormonas da adolescência que começam a trabalhar. Lembro-me que, na altura, gastei uma verdadeira fortuna num desodorizante neutro da farmácia... Este tem a vantagem de deixar um cheirinho mesmo bom! Espero que resulte!!!

      Eliminar
  3. Eu tenho um baton de cieiro que me ofereceram e que é espectacular e que é feito apenas com cera de abelhas e óleo de côco. O melhor que já encontrei! E eu sofro imenso de lábios desidratados. mas não sei a receita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes perfeitamente fazer esta receita, substituindo o óleo de karité por óleo de coco, Naná. A primeira vez que fiz, foi com óleo de coco e ficou excelente! O problema é que o clima aqui é muito frio e o batom custava a "despegar". O óleo de karité não solidifica tanto como o de coco. Suponho que aí na tua terra não sofras deste mal... ;)

      PS: Essa receita fica giríssima como prenda naqueles potinhos de compota pequeninos, sabes?

      Eliminar