sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Dar prejuízo à casa

(onde se gasta pouco e se come mesmo muito)



Ontem fui com o filho pequeno à consulta de Genética, em Liège. No final, ralhou comigo porque me esqueci de dizer que era um grande leitor. O médico respondeu-lhe a rir que isso não era considerado doença. Felizmente, nada do que o Vasco tem é problemático.

À saída, coisa pequena tinha fome. Muita fome. E muita vontade de escapar às aulas da tarde. Como tinha de lhe comprar um Kispo novo (o segundo, desde o início das aulas...), fomos até ao centro comercial. As galerias comerciais são bastante comuns na Bélgica, os centros comerciais nem por isso. Os poucos que existem são minúsculos, quando comparados com os colossos portugueses. Ainda assim, começo logo a sentir-me claustrofóbica mal entro no estacionamento subterrâneo. Desafiei o Vasco para irmos comer uma fatia de pizza, num fast-food da moda. A ideia era pôr-me a andar dali para fora o mais depressa possível. Claro que há sempre o dia em que a educação que demos aos nossos filhos se volta contra nós. Ontem foi esse dia. Coisa pequena respondeu com desdém, dizendo que a comida de plástico fazia mal à saúde. Que era muito mais saudável irmos almoçar calmamente ao japonês. À falta de argumentos para rebater as minhas próprias teorias, dei por mim sentada em frente a um tapete onde desfilavam continuamente várias iguarias. Descobri que o Vasco é o terror de qualquer buffet pré-pago. De pauzinhos em punho, ia tirando prato atrás de prato. Fiquei enjoada só de olhar para ele. E, 35 minutos depois, tive de lhe suplicar encarecidamente que parasse de comer. Corria sérios riscos de rebentar ou de fazer desmaiar de susto a empregada. A lontra esfaimada comeu 21 pratos! Sendo que pagou apenas 9 euros por ser criança, estou desconfiada que deu um sério prejuízo à casa.

 [ a felicidade do bicho ]

[ a criatura domina tão bem os pauzinhos,
 que come uvas a uma velocidade impressionante ]

[ os despojos do dia ]

4 comentários:

  1. Idem connosco. Teria pena dos senhores se o de 6 anos não compensasse a despesa do de 9 (infelizmente) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiii... no nosso caso, ambos dão despesa à casa! O Diogo consegue ser ainda mais esfaimado do que o irmão. É uma vergonha, a sério.

      Eliminar
  2. Aconselho vivamente a que, caso seja absolutamente necessário passar perto deste restaurante, o façam no passeio oposto...Tenho cá a ideia de que os donos irão fechar imediatamente as portas caso vejam a carinha do Vasco a assomar-se! E uma ida com os 2 rapazes deve ser causa para uma expulsão na hora...E o que interessa é que a consulta correu bem e que o Vasco lê muito! Bom fim de semana, Rita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, aqui no fim do mundo das Ardenas não há cá restaurantes buffet, Mariana! ;)
      Beijinho.

      Eliminar