sábado, 10 de janeiro de 2015

Os diplomatas

(é toda uma arte, minha gente)


Aqui há uns tempos, o Vasco chegou a casa muito aflito com um papel que tinha recebido na escola. Rezava assim:

Vasco, queres ser meu namorado? Rodeia sim ou não e, depois, entrega-mo. Se quiseres dizer-me mais alguma coisa, podes escrever também.

(a pontuação é da minha autoria, que a menina além de dar muitos erros também parece não gostar lá muito de sinais de pontuação.)

Perguntei-lhe se ele gostava da menina. Olhou para mim com ar de vómito, a revirar os olhos. “Pronto, então só tens de responder que ainda não estás interessado nessas coisas mas que, se estivesses, ela seria certamente a escolhida.” “Mas isso é mentira, mãe!”. Lá lhe expliquei que, às vezes, é preciso uma certa diplomacia para não magoar os sentimentos das raparigas.

Dias depois, ouvi-o suspirar. Que ainda tinha “aquele problema” por resolver. Aconselhei-o a despachar-se a dar uma resposta para não criar falsas expectativas à apaixonada.

Já me tinha esquecido da história, quando fui buscar o Vasco à escola e sinto alguém a puxar-me o casaco. “Olha lá, porque é que chamaste “vacheeecô” ao teu filho?!” Era a apaixonada pespineta.

Lembrei-me, então, de perguntar à coisa pequena pelos últimos desenvolvimentos. Que estava a dar um bocado de trabalho, mas que estava a correr tudo bem. Que não a tinha magoado, nem nada. Na verdade, nem sequer tinha chegado a dar-lhe uma resposta. Andava a evitá-la para ver se ela se esquecia. “Andas a evitá-la?! Mas ela não é tua colega de turma?” Pois, esse é exactamente o busílis da questão, não só a miúda é da turma dele, como está sentada mesmo na carteira do lado. Mas ele estava convicto de que andava a conseguir evitá-la muito bem.

 



Na semana passada, o Diogo contou-me que um colega tinha perguntado se podia vir dormir cá a casa este fim-de-semana. Sabendo o quanto ele detesta o miúdo em questão, ri-me. “Bem te disse que ele embirra contigo por inveja. O que ele queria mesmo era ser teu amigo.”

Lá me explicou que estava fora de questão, mas que tinha tentado ser diplomata. Disse-lhe que não era possível, porque na sexta-feira ia dormir a casa do Batiste. Mas o outro insistia. “E no sábado?” No sábado, vinha o Batiste dormir cá a casa. “E durante a semana?” Na segunda-feira, era a vez de o Sébastien vir dormir cá a casa. “Então, no próximo fim-de-semana?” Também não ia dar, infelizmente. Já estava combinado que o Théo vinha cá ficar na sexta-feira.

“Alto lá! Eu não sabia dessa! Que história é essa do Théo?! Não estarás a exagerar um bocadinho? Isto mais parece uma pousada da juventude, pá...” Largou a rir. Que era só para ver se pegava. Respondeu aquilo para se libertar do outro chato, mas que já agora estava a ver se o último arranjo pegava… diplomaticamente.


[ Entretanto, o Vasco decidiu tomar medidas mais drásticas em relação aos pedidos de namoro. Quando troquei a mochila, no início deste período – não preciso de dizer que a outra foi directamente para o lixo, pois não? – descobri vários papelinhos com corações fechados com fita-cola e envelopes coloridos por abrir. Perguntei-lhe o que raio era aquilo. “Não são meus, mãe! De certeza que são do Diogo, é melhor não abrirmos!” ]

5 comentários:

  1. Os teus filhos são diplomatas natos! A sério!! Digo eu que sou licenciada em Relações Internacionais com especialidade em Diplomacia. E lá aprendi que um bom diplomata é aquele que consegue dizer-te as coisas que quer sem nunca as pronunciar literalmente ;)

    ResponderEliminar
  2. Vou fiar-me na tua opinião avisada, Naná. Nunca vi uma definição tão boa para diplomacia! :)

    ResponderEliminar
  3. Não pude deixar de colocar-me na situação da apaixonada pespineta. Se fosse comigo, com evitamento ou com uma resposta do género "ainda não estou preparado", ia andar o resto do 1º ciclo, 2º ciclo, eventualmente o resto da vida com esperança. Ah, espera, isso aconteceu mesmo comigo. Just saying. A diplomacia está mesmo muito sobrevalorizada

    ResponderEliminar
  4. LOL, Gralha! Pronto, nunca mais lhe digo para dar respostas evasivas... ;)

    ResponderEliminar