segunda-feira, 9 de março de 2015

Dos programas preferidos

(porque finalmente já cheira a Primavera)

 

Não me perguntem porquê, mas não há lugarejo nesta terra que não tenha um “parc animalier”. Ou seja, um parque de animais. Esta verdade universal belga tem o seu apogeu na região das Ardenas, onde moramos. O conceito não tem segredo nenhum, é espectacular de tão simples. Trata-se de um parque florestal que se estende por vários quilómetros, com diferentes animais num cercado bastante grande. Contrariamente aos jardins zoológicos, nestes parques os animais não estão fechados em “jaulas”. É quase como se os víssemos no seu habitat natural, mas mais restrito. Evidentemente, são quase sempre animais autóctones. E, na sua maioria, bastante amistosos. Normalmente, à entrada podemos comprar comida para lhes darmos, o que torna a experiência muito mais engraçada. Fora isso, não se volta a ver vivalma durante todo o trajecto. Excepto os outros visitantes, claro. Mas é quase como se estivéssemos a passear na floresta e nos deparássemos com diferentes animais.

Não será difícil deduzir que este é um dos nossos programas de fim-de-semana favoritos. Não sei por que razão nunca mostrei aqui fotografias destes passeios. O último parque que visitámos, em Setembro, era um bocadinho fora do vulgar. Ficava em Han e estendia-se por uma zona literalmente a perder de vista. Os animais estavam em liberdade e a visita podia ser feita num safari ou, para os mais aventureiros, seguindo um mapa com diferentes percursos pedestres que duravam várias horas. Nós começámos por seguir no comboio do safari, mas depressa nos fartámos daquilo. Era só crianças a berrar e gente histérica a tirar fotografias. Numa das paragens, decidimos eclipsar-nos discretamente. O problema foi que demos por nós num caminho que não estava incluído nos percursos pedestres apresentados e andámos por ali um bocadinho perdidos. Entretanto, deram pela nossa falta no grupo do safari e vieram à nossa procura. Toda uma aventura, portanto.

Depois de um Inverno rigoroso, estávamos desejosos de retomar estes nossos passeios pelos parques de animais. Este fim-de-semana já cheirava a Primavera, embora ainda estivesse fresco (para mim, que os miúdos nunca têm frio). Decidimos aproveitar o sol e fomos conhecer o "Parc à gibier" de La Roche-en-Ardenne, bem pertinho de nós. Fica a reportagem fotográfica, pela lente do meu amor.
 








 

 



 




 








 
[ Este meu filho crescido se calhar é um bocado mimalho...
e o pequeno demasiado selvagem! ]

Sem comentários:

Enviar um comentário