quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

É o chamado 2 em 1

(onde cantam dois e o Vasco ouve apenas um)



Estava a traduzir, enquanto ouvia o CD que a minha mãe me enviou no Natal. O Vasco veio aninhar-se perto de mim, a ler. Ouço-o trautear distraidamente a música. Basta-lhe ouvir uma vez – uma única vez – uma música para conseguir trauteá-la sem falhas. A memória musical da coisa pequena nunca cessa de me espantar. O problema são os nomes. O Vasco tem um sério problema com os nomes. Sai-lhe tudo do avesso. É capaz de se enganar sistematicamente no nome de alguém que conhece na perfeição. Um membro da família, por exemplo. Mas, depois, arranja estratégias deliciosa para contornar a questão, desencanta mnemónicas e estranhas associações … cujo resultado, infelizmente, não é muito melhor. Foi assim que me perguntou, seguríssimo: “Mãe, é o Jorge Godinho que está a cantar, não é?”. Está certinho. Eu não diria melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário